Testemunho Vocacional – Ir. Joana Severina, fsp

Sou Ir. Joana Severina; nasci em João Alfredo – PE e cresci na cidade do Cabo de Santo Agostinho, também Pernambuco. Tenho quatro irmãos e meus pais se chamam Severina e Martins – falecido.

Acredito que meu chamado à vida religiosa aconteceu ainda no ventre de minha mamãe. Como diz o Profeta Isaías: “Desde o seio materno o Senhor me chamou…” (Is 49,2). Aos nove anos de idade, mais ou menos, senti o primeiro convite vocacional através de uma freira (não me lembro o nome) que se aproximou de mim, na capela aonde eu sempre ia com uma vizinha, e perguntou: “Você já recebeu Jesus na Eucaristia”? Falei que não. Então, ela me convidou para participar da catequese e depois receber a comunhão. O tempo foi passando e aquele desejo de receber Jesus e ser uma freira foi aumentando em mim.

 

A partir dos meus dezesseis anos, conheci um grupo de jovens que se chama “Jovens Apaixonados por Cristo” do qual surgiram várias vocações. Certo dia, fui com as amigas do grupo, acompanhar uma jovem que estava ingressando na comunidade das Irmãs Paulinas, em Recife. E assim, conheci as Irmãs Paulinas.

Daquele dia em diante, mesmo sem entender bem qual seria minha vocação, fui superando algumas dificuldades e desafios, e me apaixonando sempre mais por Jesus.  

Em fevereiro de 1994, com muita alegria e com a graça de Deus, ingressei na comunidade das Irmãs Paulinas, em Recife para iniciar o aspirantado.

E assim, tenho já 21 anos de vida consagrada a Deus, na missão paulina. Morei em vários lugares e atualmente, estou em Belém – PA, onde continuo a vida religiosa paulina com outras Irmãs, servindo às pessoas, no seguimento de Jesus.

Todos os dias peço ao Senhor que me ajude a viver com amor a vocação que dele recebi.