Pe. Tiago Alberione: O homem que viu o futuro

É com imensa alegria que hoje, dia 04 de Abril, a Congregação das Irmãs Paulinas em comunhão com toda a Família Paulina se une para dar Glória ao Pai pela vida do nosso fundador, o beato Tiago Alberione. Uma vida que nasceu para ser luz no coração da humanidade.

Como uma vela acesa irradiou luz com seus pensamentos ousados e profundamente evangelizadores. Não hesitou em doar a sua vida a serviço de um grande ideal: comunicar ao mundo o bem e propagar o Evangelho de Jesus Cristo.

Uma chama que permanece acesa na missão da Família paulina espalhada pelo mundo. Já não é mais possível estimar os lares que a missão paulina chegou. Músicas, versos e canções transformados em Evangelho vivo que continua a iluminar muitos corações.

Esse brilho missionário já irradiava desde a sua infância, uma criança como qualquer outra criança, mas que em si trazia uma grande missão. “Aos sete anos de idade, um dia, na escola, sua professora perguntou aos alunos o que eles queriam ser quando adultos. O pequeno Tiago pensou um pouco e respondeu: “Quero ser padre”.” E transformou esse seu sonho em um ideal de vida.

Aquela luz foi crescendo, sendo alimentada pelo amor a Deus, a escuta da sua Palavra e um forte apelo por preparar-se para fazer algo mais por Deus e pelas pessoas.

Foi diante de Jesus na Eucaristia que Tiago Alberione se sentiu mais fortemente iluminado e chamado a realizar uma grande missão. Depois de quatro horas diante do sacrário, na passagem do século XIX para o século XX, que uma luz forte o envolveu de amor e chamou para iniciar uma grande obra missionária.

Um sonho sublime que fez nascer uma bela árvore com 10 ramos, que hoje estão espalhados pelo Brasil e pelo mundo inteiro. Dez luzes iluminando o coração das pessoas, todas atraídas e alimentadas pelo mesmo ideal: viver e comunicar Jesus ao mundo.

 

Ir. Gizely Mendes Pinheiro, fsp