Juventude e formação cristã

No dia 29 de Abril, as Irmãs Paulinas do Rio de Janeiro acolheram na comunidade um grupo de jovens da paróquia de Nossa Senhora de Fátima – comunidade São Pedro da cidade de Cabuçu, Diocese de Nova Iguaçu – RJ. Foi uma manhã de formação cristã sobre vários âmbitos da vida, frisando o chamado à vocação a vida. O encontro iniciou com a missa na Paróquia São Domingos Gusmão.

Quando chegaram à comunidade, após a missa, eles tomaram café e em seguida partimos para o assunto do encontro. Os jovens foram indagados a partir de uma dinâmica, vídeos, músicas e apontamentos a refletir sobre a questão dos “estereótipos” e como percebem esta realidade no cotidiano como cristãos chamados a serem “Sal e Luz do mundo”.

Os jovens compreenderam o objetivo da dinâmica e interagiram bem com as partilhas de suas experiências. Assim, no decorrer do tema algumas palavras chaves foram destacadas, como por exemplo, a palavra amor, cultivo, respeito, cuidado, liberdade, escolhas, responsabilidades, vida, vocação, preparação. Todas dentro da perspectiva do seguimento a Cristo, ele que é o Caminho a Verdade e Vida.

Além disso, os jovens foram receptivos e sensíveis à mensagem de modo visível, pois demonstraram isso fazendo perguntas, acolhendo os questionamentos colocados e com a participação ativa. O coordenador expressou que deseja dar continuidade à formação com a colaboração das Irmãs Paulinas, a fim de serem ajudados na maturação de sua própria existência no mundo e consequentemente descobrirem a missão que Deus tem para eles.

Enfim, foi uma alegria imensa tê-los conosco numa manhã de formação humana e cristã. Desejamos cada vez mais contribuir com a formação da juventude, para que, de fato, haja no mundo cristãos autênticos e conscientes do seguimento a Jesus, como testemunhas vivas do Cristo. Nosso afeto e carinho a cada um que esteve enriquecendo a nossa manhã!

 

Ir. Gabrielle Bezerra, Fsp