Advento! Tempo de preparação e de amorosa espera!

 

Advento (do latim vir, chegar) é um tempo precioso para a fé cristã, ele marca o início de um novo ano litúrgico, o qual, somos convidados a percorrer na certeza da presença de Deus. Trata-se de um mistério, pois somente pela fé podemos acolher esta presença que transforma e dá novo sentido às nossas vidas.

Por isso, é necessário um tempo de preparação, durante as quatro semanas do Advento, a Igreja nos propõe um caminho para bem celebrarmos a Solenidade do Natal do menino Jesus.

Nas duas primeiras semanas do Advento a liturgia nos ajuda a refletir sobre a última e definitiva vinda do Senhor. Por isso, a liturgia exorta à conversão de vida como condição para este encontro pessoal com o Senhor. Já as duas semanas que antecedem o Natal, é marcada pelo espírito de alegria, de esperança, pois se aproxima a hora tão esperada.

A encarnação de Jesus, por meio do Espírito Santo, irrompe a história, Deus torna-se pessoa no seio de Maria. Nela, uma humilde, pobre e jovem mulher, prometida em casamento, a Palavra se fez carne e veio fazer morada entre nós. No absurdo, na contrariedade de todas as expectativas, o Salvador se revela na fragilidade e na amabilidade de uma criança.

Mas, o que isso tem a ver com as nossas vidas e com o contexto que estamos vivendo?

Sem dúvida, este ano esta sendo marcado por longas esperas. A pandemia mudou os ritmos, cancelou ou pelo menos adiou projetos, viagens, estudos, celebrações, encontros, fomos obrigados a nos adaptar a tudo.

Coisas boas também aconteceram e talvez uma delas foi a oportunidade de redescobrir o valor das coisas simples como um abraço, um aperto de mão, o sorriso, a presença de alguém, estamos ansiosos pelo momento em que não serão mais necessárias todas essas restrições, então, iremos reencontrar pessoas queridas e já estamos até fazendo planos de quando e como será… só de pensar o coração se enche de alegria.

Com esperança, vivamos este tempo do Advento preparando o lar de nossos corações para acolhermos a novidade de Deus que se fez pobre para nos enriquecer do seu amor fiel para sempre.

Que a certeza da presença do Deus-Emanuel console e fortaleça o seu caminhar!!!

Abençoado Advento!