2ª Experiência vocacional Missionária (Duque de Caxias – RJ)

Dos dias 03 a 05 de Maio, Ir. Gabrielle Bezerra, fsp participou da 2ª experiência vocacional missionária na Diocese de Duque de Caxias, organizada pelo COMOSE – obras pontifícias missionárias de Caxias – RJ, motivados pelo tema: “Batizados e enviados a Igreja de Cristo em missão no mundo”. A missão foi realizada na Paróquia N. S. de Fátima que fica em parada de Angélica e numa das comunidades da paróquia, chamada N. S. do Rosário, no bairro Taguara-RJ.

A equipe missionária é formada pelo Seminário Diocesano Santa Maria, jovens das paróquias da Diocese e algumas Congregações religiosas. A programação missionária foi intensa com várias atividades: na manhã do sábado teve uma missa e dois momentos formativos. O primeiro foi sobre as “redes sociais e missão”; e o segundo foi trabalhado o “documento final – carta aos jovens – do sínodo dos Bispos”. Na parte da tarde foi realizada “visitas as famílias” nas comunidades e a noite momentos de “espiritualidade” com o povo.

A motivação do COMISE para a realização dessa missão foi significativa, como também, bem desafiante para os nossos dias. Perceptível o quanto é urgente sermos uma Igreja em saída que vai ao encontro do povo sedento de palavras de esperança, olhar de compaixão e escuta de suas angústias e alegrias. De fato, somos batizados e enviados a Igreja de Cristo em missão no mundo, é necessário continuarmos espalhando a semente do amor de Deus independente da colheita, pois como missionários, nosso mandato é semear a Palavra a todos os povos.

No domingo, a equipe missionária esteve na comunidade N. S. do Rosário, onde aconteceram três momentos significativos. O primeiro foi um momento aberto de partilha das experiências orientada por duas jovens da PJ (Pastoral da Juventude). O segundo é referente a uma missa com a presença das famílias acolhedoras e as as pessoas da comunidade, e por fim, um almoço fraterno para os missionários com as famílias hospitaleiras. “Por tudo damos graças a Deus!”

Ir. Gabrielle Bezerra, fsp